Os livros já foram orais, escritos em pedra, em papiro, em madeira, por fim em papel, agora podemos concluir que a tendência da evolução transformou o livro em um produto digital que, de certo modo, possui inúmeras vantagens. O que diz respeito a preservação da natureza, por exemplo. Afinal, o ebook não implica em derrubadas de árvores, em cheiro ruim na produção de sua matéria-prima e tampouco no monopólio das livrarias e distribuidoras.
Pensando em todos esses aspectos relativos à evolução tecnológica, à preservação do verde e do meio ambiente que o Núcleo Editorial Vale Publicar partiu de um conceito ecologicamente correto que leva o Selo Editorial Ryoki Produções, criado pelo jornalista e empreendedor digital Georges Kirsteller Ryoki Inoue. Com experiência editorial em mais de 500 publicações de autores nacionais a editora que tem sido acelerada pela Web Startup montou um pacote em que a tiragem de exemplares em papel existe, mas é efetuada de acordo com a demanda, evitando-se o excesso de produção e conseqüente desperdício de papel. O foco principal está na produção do livro em formato adequado para e-book. Dessa maneira, o autor paga apenas pela preparação do livro (revisões, copydesk, capa, prefácio, orelhas, quarta capa, diagramação, projeto gráfico e arte final), recebendo 10 exemplares em papel gratuitamente.
A partir de um trabalho especializado com padrões de marketing estratégico desenvolvido exclusivamente pela Web Startup, o autor recebe um plano inicial de marketing digital que inclui campanhas nas redes sociais, blog do livro e publicações em diversos portais de conteúdo na internet da Rede de Jornalismo Colaborativo que apontarão o link de venda fornecido pelo autor.
Além disso, o autor também poderá contratar outros planos completos de marketing, assessoria de imprensa e agenciamento literário. Mas antes antes de sair por aí contratando um consultor de marketing, assessor de imprensa ou um agente literário entenda melhor todas as etapas dessa atividade que a Web Startup com o know-how da Ryoki Produções concentram em um único pacote de serviço chamado Agenciamento Digital.
É de extrema importância lembrar que agenciamento literário não significa obrigatoriedade de aceitação de uma obra por parte de quaisquer editoras, pois isso depende única e exclusivamente da política editorial dessas empresas e da vontade do próprio editor. Ao agente literário não é possível “obrigar” nenhum editor a aceitar uma obra.
É função do agente, cuidar do contrato que o autor celebrará com a editora e de todos os processos burocráticos compreendidos por essa negociação. E também deverá fiscalizar a divulgação, a distribuição e a comercialização da obra pela editora e, até mesmo em pontos de vendas, no sentido de possibilitar ao autor as informações sobre esses processos.
No que diz respeito ao relacionamento do autor com a mídia, a assessoria de imprensa é da responsabilidade do Agente Literário que deverá orientá-lo nas entrevistas e nos eventos em que a presença do autor for solicitada.
A remuneração é feita através de um acordo com o autor e pode ser de várias maneiras, desde a cobrança de uma taxa mensal por um determinado período de assessoria, a um percentual sobre os ganhos em direitos autorais, percentual este que pode variar de 10 a 20% sobre o montante de ganhos do autor.
Com a mudança de paradigma nos processos comunicacionais, somado às novas tecnologias e ferramentas de marketing disponíveis, o Agente Literário passa a ser um PR Digital, ou seja, um relações públicas que atua por meio de técnicas de engajamento social e posicionamento nos mecanismos de pesquisa. A Web Startup, acompanha essa transformação atribuindo soluções eficazes e inovadoras com maior custo x benefício.
Você escreveu um livro? Acredita na sua obra?
Envie uma sinopse do seu livro para nosso Conselho Editorial. Será feita uma análise para avaliar se a sua obra poderá receber o Selo Editorial Ryoki Produções e se ela Vale Publicar na Rede de Jornalismo Colaborativo.
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Fonte: Jornalismo Colaborativo