“Alma Boa” estréia em março no Sesi

“Alma Boa” estréia em março no Sesi

Cia. Histriônica de Teatro realiza mini-temporada do espetáculo “Alma Boa – Uma Parábola Chinesa” no Sesi São José dos Campos

O Espetáculo “Alma Boa – Uma Parábola Chinesa”, da Cia. Histriônica de Teatro será apresentado nos dias 6, 7, 13 e 14 de março (sextas e sábados), às 20:00 no teatro do Sesi São José dos Campos. Os ingressos são gratuitos e podem ser reservados pelo site https://www.sesisp.org.br/meu-sesi

Com direção de Dirceu de Carvalho, o espetáculo parte do estudo do teatro épico e do pensamento científico para construção de uma reflexão comum ao grupo e a Bertolt Brecht.

No que diz respeito ao mundo em que vivemos – no qual as relações interpessoais se dão em função de macro estruturas que definem interesses e necessidades da sociedade – no combate a tais arranjos, muitas vezes caímos em contradição. A partir dessa lógica, foi concebida a cidade de Setsuan, onde a pobreza impera e a urgência pela sobrevivência estabelece as dinâmicas de ações das personagens.

A encenação se constrói com base nos princípios da Mímica Corporal Dramática. Através desse treinamento, propõe-se uma estilização tanto na construção das personagens e suas ações físicas, quanto na criação dos espaços que constituem a narrativa, numa espécie de auto-afirmação do teatro enquanto convenção proposta pelo próprio autor. Para tanto, a referência aos elementos do teatro chinês como componente na construção das figuras, cenário e figurino, também é fator determinante na composição. Os atores assumem diferentes personagens pela codificação dos aspectos físicos que compõem cada tipo junto a versatilidade proporcionada pela indumentária e pelo cenário.

O canto e a música executada ao vivo são também potências de ação e de reafirmação do caráter reflexivo da obra. A exploração do canto falado e coral, no qual a palavra toma a frente da digressão melódica é a principal tônica, desprendendo-se de uma fruição puramente estética. Chega-se àquilo que se pretende ser esta Setsuan: um lugar construído por meio das relações de seus habitantes e das condições colocadas pelo próprio ambiente, reafirmando a necessidade de reflexão e discussão sobre nós neste mundo.

“Alma Boa” estreou em 2016 e, desde então, foi apresentada em várias cidades. Já realizou uma temporada de um mês na cidade de Campinas, tendo casa cheia em todas as apresentações e participou de festivais dentro Estado e fora dele. A peça é dirigida por Dirceu de Carvalho e tem direção musical de Felipe Macedo.

A Cia. Histriônica, criada em 2013, é um grupo de atrizes e atores formados no curso de Artes Cênicas da Unicamp. Já com 8 anos de trajetória profissional e atuação na cidade de Campinas, em seu histórico estão espetáculos como “O Cortiço”, dirigido por Grácia Navarro e Marcelo Lazzaratto; “Alma Boa – uma parábola chinesa”, dirigido por Dirceu de Carvalho, “Manifesto Inapropriado”, dirigido por Rodrigo Mercadante (Cia. do Tijolo) e “AsSombrasSão”, com direção de Tiche Vianna (Barracão Teatro) e direção musical de Marcelo Onofri.

SINOPSE
Uma pessoa consegue ser boa no mundo como está organizado? Essa é a pergunta lançada por Bertolt Brecht na parábola de Setsuan. O mundo não pode permanecer como está e precisa ser destruído a não ser que se encontre ao menos uma alma boa que o justifique. Três Deuses são enviados à terra para encontrar essa alma boa. Já prestes a desistir são ajudados por Chen Te, uma mulher que cumpre todos os requisitos que procuram exceto por um: é uma prostituta. Os deuses então decidem ajudá-la com uma quantia em dinheiro para que mude de vida mais fácil e seja, enfim, a tão procurada alma boa. Contudo, ao abrir uma pequena loja, Chen Te se depara com muitos desafios para permanecer no caminho da bondade.

FICHA TÉCNICA
Direção: Dirceu de Carvalho | Direção Musical e Trilha Sonora executada ao
vivo: Felipe Macedo | Elenco: Ana Carolina Salomão, Andressa Sanday, Dirceu
de Carvalho, Júlia Munhoz, Juliana Eiras, Juliana Saravali, Quesia Botelho e
Virgílio Guasco | Trilha Musical Original: Henrique Cantalogo | Figurino: Warner
Reis Junior | Cenografia: Thalita Castro | Iluminação: Marcelo Lazzaratto |
Operação de Luz: Presto Kowask | Coordenação de Produção: Isabela Basso e
Taiane Raffa | Produtora Executiva: Priscila Geglio

SERVIÇO
Dias: 6, 7, 13 e 14 de março (sextas e sábados)
Horário: 20h
Local: Teatro do Sesi São José dos Campos
Av. Cidade Jardim, 4389 – Bosque dos Eucaliptos – São José dos Campos – SP
Ingresso gratuito: Os ingressos podem ser reservados pelo sistema Meu SESI: https://www.sesisp.org.br/meu-sesi