SJC : São José dos Campos

Conheça mais sobre o Tênis e comece a praticar esse esporte amanhã! Artigo

05
jul

Conheça mais sobre o Tênis e comece a praticar esse esporte amanhã!

  • Posted By - Vale SJC
  • Comentários desativados em Conheça mais sobre o Tênis e comece a praticar esse esporte amanhã!

Seja no saibro, na grama ou no hard court (piso duro), o Tênis agrada muitas gerações desde o século 12 até hoje, tanto praticantes quanto fãs em todo o mundo continuam tendo esse esporte como um dos mais importantes da história.

O tenista brasileiro Gustavo Kuerten, o “Guga”, foi um dos melhores jogadores de Tênis no mundo, ficou entre os primeiros do ranking mundial por muitos anos, ajudando a difundir e a popularizar o esporte no Brasil. Atualmente outros grandes atletas surgiram, como o atual líder mundial no ranking da ATP, Andy Murray da Grã-Bretanha (7.750 pts.), seguido pelo espanhol Rafael Nadal (7.465 pts.) e em terceiro, o Suíço Roger Federer (6.545 pts). As atuais líderes femininas na ATP são Karolina Pliskova (6855 pts.) em primeiro, seguida por Simona Halep (6670 pts.) e Angelique Kerber (5975pts.).

O Tênis ou Tenez, como era chamado no francês arcaico (quer dizer “segure” ou “receba), é um dos esportes mais antigos mundialmente conhecidos. De uma forma primitiva e com regras muito diferentes das atuais, o esporte teve origem na França durante o século 12: os jogadores usavam a mão para bater na bola e seu objetivo era apenas a diversão. Somente em 1583 surgiu a primeira raquete e, no século 19, foi a Inglaterra que o aperfeiçoou e o batizou de “Tênis Real”, porquê era praticado por nobres e membros do alto escalão da sociedade.

O famoso “Torneio de Wimbledon” foi a primeira grande competição do esporte, que aconteceu em Londres no ano de 1877 e continua até a atualidade. Este evento levantou a discussão quanto a padronização das regras. Em 21 de maio de 1881 foi fundada a primeira organização oficial criada para padronizar as regras e organizar diversas competições, que tornou o Tênis um esporte similar ao que conhecemos hoje: a “United States National Lawn Tennis Association”, uma organização não lucrativa do governo estadunidense para regulamentar o tênis nos EUA, com mais de 700.000 membros.

Posteriormente surgiram diversos outros campeonatos oficiais em todo o mundo, como a WTA- Women’s Tennis Association e ITF- International Tennis Federation, contabilizando pontos para os atletas no ranking mundial, permitindo-os se classificarem e disputarem competições maiores, como o ATP World Tour Masters 1000, um grupo de nove torneios anuais de tênis masculino nos quais os vencedores ganham 1000 pontos no ranking profissional ao final de cada ano e os oito tenistas mais bem classificados disputam o ATP World Tour Finals, que acontece em diversos países do mundo.

Os tenistas profissionais que alcançam grandes resultados em sua carreira são indicados para o “International Tennis Hall of Fame”, um salão da fama no qual são homenageados os maiores tenistas do mundo, uma das maiores honras para um atleta dessa modalidade que contemplou o ex-tenista brasileiro Gustavo Kuerten.

Por Stevão Pacheco


Fonte: Instituto Cultural Brasil Estados Unidos

Vale SJC

O Vale SJC é um portal de notícias e guia de produtos e serviços de São José dos Campos. É também uma ferramenta de captação de novos negócios que pretende fomentar o crescimento de um novo ecossistema digital na região.

O Dia dos Pais

  • Posted By - Vale SJC
Acelerado pela Web Startup. Apoio Editorial Jornalismo Colaborativo.